issn 1669-9092


 portada    quiénes somos    normas de publicación    búsquedas    contacto  



Editorial Nº 24

Diálogo entre culturas: do pluralismo de ideias à ideia de humanidade

Cultura é tudo aquilo que foi produzido não pela natureza, mas pela inteligência, pela habilidade, pela intencionalidade e pela inspiração do homem; é tudo o que o homem criou, modelou, aperfeiçoou e acomodou às suas necessidades e seus ideais; é aquilo que legitima o homem como espécie diferenciada no interior da animalidade; é, em suma, o horizonte da ocupação histórica do homem e do desenvolvimento progressivo de todas as suas capacidades. Mas como se deu a passagem do domínio natural para o domínio cultural? Dizem os estudiosos que foi devido à capacidade de fabricação de instrumentos e à linguagem. Eis o nosso ponto: cultura é diálogo e o diálogo entre as culturas é a própria humanidade em interação consigo mesma, com a sua produção histórica, na complexidade que lhe é inerente.

Para um possível diálogo entre culturas é necessário que se enxergue com clareza o próprio mundo cultural no qual estamos imersos e a filosofia tem, dentre outras, essa função de trazer à consciência o legado cultural do ocidente. Mas ela tem também a função de revitalizá-lo  por meio da reflexão e do confronto saudável com as diversas culturas, buscando assim um ponto de convergência que diga respeito a nada menos do que a própria humanidade. Esse duplo trabalho de auto-reflexão acerca do nosso próprio legado cultural e de abertura ao pensamento do outro, de abertura à escuta do outro é o que dá o tom de Konvergencias: Filosofia y culturas en diálogo, como o próprio leitor poderá constatar nos numerosos e distintos artigos das suas diversas edições.     

É, portanto, com muita satisfação que apresentamos mais uma edição desta que tem se mostrado uma publicação de referência quando se trata de fazer dialogarem entre si as diferentes culturas, as diferentes disciplinas e as diferentes ideias, convergindo, porém, para o mesmo ideal de difusão de uma perspectiva plural sobre a realidade e a cultura que caracterizam o mundo atual.  

Dra. Catarina Rochamonte

Consejo Consultivo Internacional

Konvergencias, Filosofía y Culturas en Diálogo


©desde 2002 a la fecha